quarta-feira, 4 de agosto de 2010

3° DIA: PORTO ALEGRE - PUNTA DEL ESTE

Saída de Porto Alegre: 06:50
Chegada em Punta del Este: 17:15

Acordamos bem cedo, pois tinhamos uma longa distância a percorrer, já que no dia anterior resolvemos parar antes. Partimos de Porto Alegre, com um friozinho de 6°C rumo à cidade que fica no ponto sul mais extremo do Brasil - Chuí.

Novamente seguindo pela BR 116, encontramos a mesma situação dos dias anteriores: pista única e diversos caminhões. Porém, desta vez, um dia muito bonito e ensolarado para compensar. Após passar a cidade de Pelotas, pegamos outra BR - a 392. A partir deste ponto começamos a ver as primeiras placas que indicavam a distância para Montevideo - animação total!



Após ficarmos pouco tempo na BR 392, pegamos um acesso para a BR 471 e esta foi a nossa alegria. A estrada, apesar de pista única, estava completamente vazia e em boas condições. Tivemos que nos controlar para não ultrapassar dos 140 km/h (limite 80 km/h). A vontade de chegar logo era grande...

A BR 471, por 15 Km corta a Reserva Ecológica do Taim - também chamado de Pantanal Gaúcho. Esta reserva é cheia de charqueadas, aves exóticas e muitas vaquinhas. Paisagem lindíssima!!!! Impossível não parar para tirar algumas fotos. Uma pena encontrarmos tantos animais mortos na estrada...



Importante: Nos primeiros100 kilometros que pegamos da BR 471 não há postos de gasolina, por isso é muito importante se programar para não ficar sem combustível. Ainda assim, quando começaram a aparecer os postos, grande parte deles estava fechado ou em reforma. 

Enfim, chegamosperto da fronteira Brasil/ Uruguay. Como marinheiros de primeira viagem, não sabíamos o que fazer direito ou para onde ir, mas no final deu tudo certo... Ficamos sabendo que o controle de entrada de alimentos no Uruguay era bem rigoroso, então, paramos no acostamento e nos desfizemos de alguns morangos que trazíamos. Os outros alimentos (industrializados) escondemos nas malas, pois ficamos com dó de jogar fora.



Na aduana brasileira, paramos para registrar os equipamentos que estavamos levando para fora do Brasil, como câmeras fotográficas, notebook, celular e GPS. Este registro é feito por meio de uma Declaração de Bens que já havíamos impresso e preenchido antes mesmo da nossa viagem. Além da Declaração, os equipamentos devem estar em mãos para este processo.

Poucos metros depois a bagunça se instala! Chegamos ao Chuí/Chuy - um cidade que divide os dois países apenas por uma avenida. Do lado brasileiro a avenida se chama Uruguay. Do lado uruguaio a avenida de chama Brasil. Esta avenida é cheia de free-shops, camelôs, casas de câmbio e pessoas que falam portunhol fluentemente. Ninguém sabe o que é de quem! Aproveitamos para trocar um pouco de dinheiro em uma das casas de câmbio e eles etavam pagando bem: R$ 1,00 = $ 11,00. Tentamos achar um lugar para almoçar, mas naquela bagunça era praticamente impossível...



Seguimos viagem e em 2 Km chegamos na aduana uruguaia. Nesta aduana, tivemos que preencher nossas "tarjetas de entrada", carimbar nossos passaportes (opcional). Quando voltamos para o carro, tivemos que apresentar para um sujeito que nos esperava o documento do carro, a carta-verde e passar por um rápido e amigável questionário:

- Tem algum alimento ou compras no carro?
- Não, nada! Acabamos de chegar.
- Ah, então tá bom. Boa viagem!

Ufa, que sorte! Tinhamos um monte de bolachas, barrinhas de cereal, chicletes, chá, água e sucos no carro. Detalhe: Uma garrafa de chá estava bem visível...

Do Chuy até Punta del Este são aproximadamente 200 Km. Desta vez, tivemos que ficar dentro dos limites de velocidade (110 km/h), pois já não estavamos mais "em casa". Após 35 Km do Chuy, passamos pela Fortaleza de Santa Tereza, mas estava fechada. Tiramos algumas fotos de sua fachada.



Todos os postos e lojas de conveniência estavam fechados. Passamos muita fome na estrada e comemos algumas besteirinhas que estavamos trazendo de São Paulo (bolachas, barrinhas de cereal, etc.).

O trajeto a partir do Chuy foi feito pela RN 9. Mas, como queríamos fazer a viagem margeando a costa, pegamos a RP 10 (que não está nos mapas) a partir da cidade de José Ignacio. Conseguimos achar a RP 10, pois pedimos indicação para algumas pessoas no caminho. Somente em José Ignacio conseguimos abastecer o carro. Seguimos em frente... Da estrada cinseguimos assistir a um por do sol espetacular.


Chegamos em Punta e fomos direto para o hotel que havíamos pesquisado na internet. Ainda bem que desta vez deu certo. Os preços eram os mesmos e o hotel condizente com as fotos. Fizemos o check-in e saimos para tentar conhecer um pouco da cidade à noite. Fomos ao Casino Conrad - muito bonito e imponente - mas não jogamos. Ficamos tristes de não encontrar o Amaury Jr. por lá.



Procuramos um restaurante para jantar, mas adivinhem só: TUDO FECHADO. Parece que o Uruguai não funciona no inverno. Encontramos um único restaurante aberto: Los Caracoles. Foi o escolhido da vez... Comemos duas milanesas e tomamos uma cerveja Patrícia, gastamos em torno de R$ 80,00 com o serviço. Voltamos para o hotel e fomos dormir.

Total de kilometros rodados no dia (incluindo os passeios): 762 Km

2 comentários:

simone disse...

amores, que legal que o dia hoje deu muito certo!
em santa catarina hoje nevou e eu estava preocupada com vcs na estrada, como n estou no clube nextel não tinha como falar com vcs...
que por do sol lindo! que paisagens!
não acredito que vocês nem sentaram numa mesa de poker! como assim? vcs nem entraram nos free shop também?
brincadeira! fico feliz que a viagem esteja indo bem e que o dia de hoje tenha sido tranquilo!

beijos!!!

si feia

Feio disse...

Galeraaaaaaaaaaa!!!!!

CHAMA NO FREESHOOOOOP!!!!


HAUHAuAHu


Olha....Mto boa akela rua viu, eu particularmente ADOREI!haha

Pq nao me avisaram sobre o amaury Jr.?!?To om o contato dele e podia pedir pra ele dar uma passadinha lah poxa...=//

Boa Sorte com tudu!

Mto bom falar c vc´s hj!

Saudades

Feio