domingo, 1 de agosto de 2010

1° DIA: SÃO PAULO - CURITIBA

Hoje demos início a nossa tão esperada viagem!

Depois de uma noite muito mal dormida devido à ansiedade e um mosquito chato que estava nos incomodando, levantamos às 05:00 - animadíssimos para a nossa aventura. O nosso plano era sair de casa às 06:30 para podermos conhecer com calma a cidade de Curitiba - algo perfeitamente possível, já que, o carro havia sido carregado dois dias antes...

Saída de São Paulo: 06:40
Chegada em Curitiba: 12:10

Ao sairmos de casa, paramos no posto para abastecer o carro e calibrar os pneus.

Escolhemos como caminho a BR-116 ao invés da BR-101. Apesar desta última estar em melhores condições - segundo posts que lemos na internet - a distância era menor. Na BR-116, existe um trecho - de aproximadamente 40 Km - em que a pista não é duplicada e é bem sinuosa, atrasando um pouco o percurso, já que a estrada é cheia de caminhões e de difícil ultrapassagem. Neste trecho, pegamos ainda uma carreta tombada no meio da pista, o que causou um pouco de engarrafamento.

A BR-116 é bem pedagiada. Pegamos no trecho de São Paulo - Curitiba seis pedágios (R$ 1,50 cada um), totalizando R$ 9,00.

Começamos bem a nossa jornada com um dia ensolarado, depois uma garoa chatinha começou a dar as caras e nos últimos 40 Km pegamos uma chuva forte que persistiu durante todo o dia. A temperatura em Curitiba estava amena, variou o dia todo entre 12 e 10°C.

Ao chegarmos em Curitiba, fomos ao hotel que havíamos escolhido pela internet. Chegando lá: surpresa! O preço não era o mesmo que o anunciado no site, o recepcionista não se mostrou muito hospitaleiro e o hotel tinha cheiro de maconha. Desistimos deste e fomos "caçar" alguma coisa melhor. Depois de muito rodar, encontramos um hotel no centro chamado HOTEL BRASILIA. O hotel, apesar de um pouco mais caro do que esperávamos, era mais familiar e bem organizado, porém, só poderíamos fazer o check-in às 14:00.

Para esperar o horário do check-in, fomos almoçar no Outback do Curitiba Shopping já que gostariamos de conhecer a loja, que está muito bonita! Uma pena não encontrarmos o Alessandro - seu proprietário.

Após o almoços, fizemos o cehck-in no hotel e o pessoal ficou um pouco assustado com a nossa quantidade de malas. Depois de descarregar toda a bagagem, decidimos que nas próximas paradas vamos somente levar para o quarto uma malinha com a roupa do dia. Descarregar tudo dá muito trabalho!

Tinhamos planejado fazer um City-tour em Curitiba. Mas como é domingo, muitas das atrações estavam fechadas. Além disso, alguns prédios estão sendo reformados e a chuva persistente não ajudou muito.

Conseguimos visitar:

1) JARDIM BOTÂNICO - achamos que é a atração mais bonita da cidade

2) PRAÇA DO JAPÃO - uma pracinha simpática com muitos laguinhos, cascatas e uma casa de chá de arquitetura japonesa (que estava fechada!)

3) BOSQUE GUTIERREZ - um bosque bonitinho que tem uma fonte de água potável, mas seu acesso é um pouco difícil e escondido

4) BOSQUE ALEMÃO - aparentemente é um bosque bonito e bem atrativo, com uma casa de chá. Grande parte de suas construções está em reforma, por isso, não conseguimos conhece-lo direito

5) OPERA DE ARAME - um auditório bonito, de construção bem interessante, em cima de um lago cheio de peixes, patos e tartarugas. No piso inferior tem um café agradável, onde paramos para dar uma descansada.

6) BOSQUE DO PAPA - um parque bonitinho, mas tudo estava fechado e chegamos quando já estava de noite.

7) PAÇO DA LIBERDADE - uma construção muito bonita, que vale a pena ver, mesmo de noite

8) FONTE MOCINHAS DA CIDADE - uma fonte em que a música "Mocinhas da Cidade" está gravada em seus azulejos - nada demais.

Descobirmos que a cidade de Curitiba tem muitos e muitos semáforos, os táxis são laranjas e os pontos de ônibus estranhos - parecem um plataforma de embarque de uma nave espacial.

Finalmente voltamos ao hotel e estamos bem cansados, arrumando as coisas para o nosso próximo dia.